Pra começo de história continue sentado, você vai cansar em ler esse texto. Se já estás sentado, muito bem, você só está sendo apenas alguém da sua geração.
Há muito tempo queria ter uma conversa com você sobre a vida, sobre seus pais, seus amores, suas drogas, suas noias, seus medos, e sua prepotência em se achar o centro do universo. Ei, padawan, teus pais e o mundo já tinha uma vida antes da tua existência....
Mas vamos com calma! Organizarei nossa conversa em um esquema, não partirei do mais relevante ao menos, mas aquilo que julgo ser necessário falar primeiro e por aí vai...
1º - Não desperdice sua vida querendo chamar atenção e/ou querendo agradar quem não merece.
Muitos de vocês postam nas redes sociais coisas de alguém desesperado por atenção... "Para que tá feio!" Aquelas inúmeras curtidas e comentários são inúteis diante da pessoa que não te considera de forma alguma.... Se isso for em relação aos pais, esquece! Eles estão afundados em seus problemas conjugais, financeiros ou até mesmo em suas culpas. Sim! Eles se sentem culpados por inúmeras coisas e há uma remota possibilidade que você seja uma dessa culpa, mas não se estresse, VOCÊ não é o culpado, você é um ser humano que é digno de amor, de alguém, não sei quem, mas um dia vai chegar, se não chegar, você deve ser digno do seu próprio amor então. Isso mesmo, se ame brow! É um caminho que vale a pena.... mas não seja cego em seus defeitos, ninguém merece conviver com um babaca que se acha... saiba que mesmo você se amando há coisas em você que precisa melhorar, como é em todo mundo...
2º - Para de declarar amores infinitos às pessoas que você se relaciona.
É fofinho ver as declarações de amores entre dois adolescentes, é realmente lindinho, mas sejamos sinceros: a probabilidade de serem "felizes para sempre" é bem remota. Então é aquela história, "que seja eterno enquanto dure?"Sim, é essa ideia mesmo. Você está vivendo em uma fase que conhecerá muita gente, e entre essas muitas pessoas, várias lhe chamarão atenção. E assim a vida acontece. Mas para os que estão fazendo caras e bocas de reprovação pelo que estou dizendo agora, guarde essas palavras e daqui há alguns anos conversaremos.
3º - Não sejam tão intolerantes com seus pais ou responsáveis.
Assim como vocês que estão aprendendo a como viver nesse mundo doido, eles também estão tentando aprender. E o pior ainda cuidar de vocês. Então quando eles tomam uma atitude que você reprova, paciência! Eles estão aprendendo como cuidar de alguém agora com você. E claro que vão repetir os mesmos erros que os pais deles, no caso seus avós. Afinal, foram com eles, que seus pais, aprenderam a serem pais.... Então os perdoem.
4º - Não encara o vestibular como o único caminho para a felicidade.
Poderia escrever um outro texto sobre isso. Cara, muitos de vocês se matam em nome desse ritual de passagem. Relaxa mano, fique em paz mina.... Vestibular não é algo que deve ser o centro da tua felicidade, até mesmo quando tu passar, verás que a única coisa que não terás é felicidade na faculdade... hahahahahahahaha... brincadeira a parte, mas segue a dica: vestibular não deve ser o centro de sua felicidade. É bom ter uma carreira? É! Mas não faça dessa caminhada uma psicose ou uma obsessão. Relaxe, divirta-se e caminhe no seu ritmo, faça a sua história de uma forma que ao olhar pra trás você aproveitou cada passo dado e curtiu. E tem como sim, estudar, preparar-se para o vestibular e ao mesmo tempo aproveitar a vida.
5º - Não leve suas certezas tão a sério!
A vida nos ensina que termos certezas absolutas sobre as coisas que podem mudar de perspectiva é uma infantilidade que não tem tamanho. Cara, relaxe, veja que determinados pontos de vista não valem a pena defender com tanto afinco, até mesmo porque não passam de um ponto de vista sobre algo. Amadureça, veja sempre as coisas em todas as nuances. A vida adulta chega e serão essas certezas, que podem em muitas vezes, te tornar um adulto chato e ranzinza. E aí tu irás se transformar naquilo que você mais lutou contra.
6º - Cuidado com os prazeres!
A juventude sem dúvida é rica em oportunidades para saciar todos os prazeres humanos. Cuidado! Não quero ter um discurso demagógico sobre não use isso, não use aquilo, pois sei que irão usar. Só peço que tenham cuidado. Tenham sempre controle daquilo que estarão usando ou fazendo. Não queira se arrepender depois de algo que você não queria ter feito. Use camisinha, veja a procedência da droga, não vá pelo momento. Se for pra usar algo, use com cuidado. E não use da falta de caráter em dizer que alguém o obrigou. Você quis. Seja responsável pelos seus atos.
7º - Aprenda a ter a melhor companhia: você mesmo!
Uma das coisas que mais percebo na juventude é a falta de vivência consigo mesmo. Sócrates gostava da expressão: Conhece-te a ti mesmo! Então, segue esse conselho filosófico. Se conheça cabeção! Saiba o que gostas e o que não gostas, o que pode ou não pode fazer. Compreendas os caminhos do teu coração e ande por ele. É difícil no começo mas é um caminho que vale a pena percorrer, pois você encontrará um ser humano maravilhoso e digno de ser amado... Isso mesmo, você!
Bem.... tem muitas coisas pra conversar mas pra início de conversa franca, é isso. Espero que te ajude de alguma forma... Qualquer coisa nos esbarramos por aí e trocamos algumas ideias!
Naquele que se faz em nós.
Ítalo Colares.
- doxa
+ episteme.


Nenhum comentário:
Postar um comentário