Eu sou uma metamorfose ambulante...

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Nordestino que ama a terra onde pisa e a cidade onde nasceu. Eclético por formação e escolhas. Sempre buscando uma ideologia para viver, não para se apegar como verdade absoluta, apenas para viver... Um ser que valoriza a vida humana em sua plenitude.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Desideratas para 2012.

Fim de ano chegando, e venho eu escrever o meu texto de considerações finais do ano que se finda. Mais uma vez não irei criticar o "papai noel", nem detonar com o consumismo e muito menos falar mal das práticas religiosas (quer dizer, irei me esforçar pra não fazer isso!). Então o que escrever?
Após pensar e refletir sobre o que desejar (desiderato), não pude deixar de ser influenciado pela situação na qual estou passando assim como todo "escritor" realista faz.
Os meus votos para todos os seguidores deste blog, para os meus amigos, parentes e alunos se resume em uma única frase: SEJAM LIVRES!

Sejam livres de toda e quaisquer pŕatica religiosa que manipula, desumaniza, desgraça a vida do ser humano. Libertem-se desta religiosidade pagã onde em tudo há um dualismo de mal/bem, feio/bonito, certo/errado, etc. Se desprendam das correntes religiosas no que se diz respeito a alienação, principalmente, quando esta lhes impede de viver sua humanidade em plenitude, como já dizia Aristóteles: "O homem é um animal social." Sejam livres para o que Cristo disse e não para o que a religião diz. Não usem máscaras, sejam transparentes, honestos, sinceros, em uma irmandade todos são o que são, e por isso são chamados e amados como irmãos.

Sejam livres de preconceitos. Respeite o diferente! Respeitar não quer dizer aceitar, concordar, é simplesmente entender que o diferente teve uma formação cultural diferente, princípios diferentes, experiências diferentes, etc. Não se prendam a velhas tradições enrijecidas, que não passaram por um processo de atualização da sociedade na qual estamos inseridos. Se abram para o novo, não sejamos os covardes que  ficam dentro da caverna querendo e até mesmo matando os que ousam sair dela. Se libertem das amarras dos princípios infundados. 
Sejam livres para viverem novas experiências, amem mais os que estão por perto, e aceitem o desafio de amar os que estão longe. Brinquem nesta grande roda gigante chamada vida e saibam aproveitar os momentos em que vocês estão lá em cima e os momentos em que estarão embaixo. Permitam-se errar mais, se cobrarem menos, aceitarem a vida em seus altos e baixos.

Sejam livres de posições políticas. Percebam que o partido contrário pode também ter uma boa atitude, um bom projeto, um bom governo. Sejam menos juízes e mais conciliadores. Aprendam a governar com justiça, a liderar com amor, a administrar com sabedoria e principalmente a obedecer os pequenos pedidos feitos pelos que estão ao nosso redor.

Enfim, sejam livres de tudo que possa prender, que possa amordaçar, que possa silenciar, se tenham coragem para se levantarem e tomarem atitudes radicais quando pessoas, situações, ações, instituições quiserem vos aprisionarem. E lembrem-se: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" 

Boa sorte nesta caminhada de liberdade e autonomia. Que em 2012, eu e minha família estaremos cada vez mais empenhados em viver e nossa liberdade em sua totalidade, percebendo o que Deus quer que sejamos, seres livres e autônomos assim como ele nos criou. Feliz 2012 e boa liberdade a todos.

Ítalo Colares
Soli Deo Gloriae!