Eu sou uma metamorfose ambulante...

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Nordestino que ama a terra onde pisa e a cidade onde nasceu. Eclético por formação e escolhas. Sempre buscando uma ideologia para viver, não para se apegar como verdade absoluta, apenas para viver... Um ser que valoriza a vida humana em sua plenitude.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Tentativas...

Gosto muito de assistir filmes. Principalmente por causa das lições que eles nos passam, dos ensinamentos. Um dos milhares de filmes que já assisti, gosto muito do "Lula: Filho do Brasil". Não que eu seja lulista, nem petista. Mas a lição que um cara de origem humilde chega a ser presidente da República, é algo que me deixa maravilhado.
Uma das coisas que mais gostei do filme, foi quando a mãe do Lula, Dona Lindu, chegou para ele e disse: "Teime, teime, mas teime bem muito meu filho." E como ele teimou que conseguiu entrar para a história como um dos presidentes mais queridos do Brasil.
Outro filminho que associo a esse do Lula, é "Procurando Nemo", que conta a história de dois peixinhos, pai e filho, que este ao ser pescado e levado para um aquário lá na Austrália, o pai fica louco e vai atrás dele, e no meio do caminho encontra a Dory, um peixinha que sofre de uma doença que esquece rapidamente as coisas. Em uma determinada parte, o pai do Nemo está cansado querendo desiste e a Dory fala:"Quando eu estou assim, eu penso, continue a nada, continue a nadar...."

O que estes dois filmes, tão distantes, de realidades tão diferentes, me fizeram pensar. Bem, a simples lição das tentativas. 

Como tentamos.

A vida já nasce de uma tentativa.. Geralmente quando um casal é indagado quando os filhos viram, eles respondem: Estamos tentando.

Mesmo quando éramos apenas um "espermatozoide" só conseguimos entrar no óvulo, porque simplesmente tentamos.

Tentamos caminhar quando ainda pequenos, nossas pernas mal conseguem nos sustentar, mas já começamos a dar nossos primeiros passos. Tentamos, tentamos e acabamos conseguindo.

Tentamos andar de bicicleta. Levamos tombo, colocamos rodinhas, pai segura do lado, irmão segura do outro, tira uma rodinha, e assim vamos, até conseguir dar nossas primeiras pedaladas.

Tentamos estudar para um a prova. Passamos horas e horas, até chegar o dia em que nosso conhecimento é provado, às vezes dá certo, às vezes não. Mas tentamos.

As tentativas de namorar alguém. De continuar com alguém. De casar com alguém... Sempre tentaremos agradar com todas as nossas forças o ser amado. E como amantes somos capazes de fazer qualquer coisa.

Tentamos nos profissionalizar. Tentamos passar em um vestibular, em um concurso... Tentamos.

Acredito, que hoje a vida não é feita de ações prontas e nem de decisões precisas e rígidas. Mas creio que a vida é de tentativas. Vamos tentando dar certo, e assim vamos vivendo, planejando, acreditando em dias melhores.

E assim a humanidade vai andando, tentando se parecer mais com Deus, deuses, ou algo que se considere perfeito, dependendo de tua crença, o que é uma tentativa de responder algumas inquietações de nossas almas.

Tentativas são diferentes de tentações. Bem que as tentações são as tentativas de algo contra nós, seja para nos prejudicar, ou seja simplesmente para nos cativar, ao ponto de roubar nossa liberdade de escolha. Então acho que a melhor forma de fugir de uma tentação, é justamente: tentando.

Quanto mais eu tento, mais possibilidades eu crio para minha vida. Crescer, amadurecer, aprender. 

Eu vou tentar e você?

Ítalo Colares
Carpe Diem
Soli Deo Gloriae.

2 comentários:

Anônimo disse...

Isto diz tudo, que se tentarmos, nós temos chances de conseguir, mas se não tentarmos, não vamos ter possibilidades na vida. - Gyselle Pinheiro

Unknown disse...

Sempre!!!