Eu sou uma metamorfose ambulante...

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Nordestino que ama a terra onde pisa e a cidade onde nasceu. Eclético por formação e escolhas. Sempre buscando uma ideologia para viver, não para se apegar como verdade absoluta, apenas para viver... Um ser que valoriza a vida humana em sua plenitude.

sábado, 10 de agosto de 2013

Sou a favor do progresso!

Nas últimas semanas vários movimentos foram feitos como uma tentativa de preservar uma zona verde na cidade de Fortaleza/CE. O Parque do Cocó foi palco de manifestações, protestos, e muita discussão sobre o desmatamento em nome do progresso.
Ouvi vários argumentos, mas nenhum deles foi tão convincente quanto de um militante do partido do prefeito da referida cidade (PSB). E resolvi escrever sobre isso:
"Sou a favor do protesto sim! Algumas árvores não atrapalharam o desenvolvimento de nossa cidade. Aliás sou a favor de várias outras mudanças.
Qual a necessidade que temos de termos áreas verdes em nossas cidades? Só para criar ambiente para refúgio de bandidos? Nossas crianças já não se importam com a natureza, elas são da geração 2.0, ou seja, o negócio é sofisticação e tecnologia. Esse negócio de preservação ambiental, é discurso de pessoas que não progrediram na vida e não permitem que outros o façam.
Há também a urgência de outras mudanças... Será que se não já temos praias o suficiente? Praia é perigoso, está ficando cada vez mais difícil tomar um banho de mar de forma que não saiamos com algum problema de pele. Então em vez de termos praias que tal termos clubes a beira-mar? Acredito que isso atrairia mais turistas e assim o progresso seria muito mais significativo. Então empreiteiras, vão construir seus parques aquáticos em praias como Jericoacoara, Canoa Quebrada, Aracati, Beberibe... E por favor façam resorts, afinal precisamos empregar os jovens que estão se formando nas escolas técnicas que nosso governador criou. 
Temos que pensar no saneamento, acredito que o canal que fica na Av. Aguanambi, já não é o suficiente para transportar a nossa rede de esgoto. Que tal transformarmos o Rio Cocó em um grande canal? Nossa cidade não sofreria mais com alagamentos de ruas e sem contar que não teríamos mais em que nos preocuparmos com poldas de árvores, iluminação em meio a mata... E provavelmente não iriamos ver aquela imagem ridícula que é ver homens pescando no rio dentro de nossa cidade...
Bem, falando em situações degradantes, nossa gestão deveria pensar melhor em como se desfazer de algumas imagens feias de nossas cidades. Que tal fazer uma remoção em massa da favelas que desgraçam a nossa cidade? Acredito que os turistas não ficaram sentindo falta delas.
Falando em pobreza, acredito que a solução da criminalidade em nosso estado se dá por conta da quantidade de filhos que os pobres possuem. Será que uma mulher pobre quando tiver seu primeiro filho na rede pública, os médicos não poderiam fazer a ligação de trompas? Assim não haveria mais tantos drogados, negligentes, e outras pessoas dessas categorias.
Então senhores autoridades do estado e do município, acho que o trabalho de vocês só está começando. E conta com o apoio de trabalhadores que passam suas férias fora de nosso estado e alguns do país. Estudantes que precisam de espaço para suas festas, encontros, etc. Será que o Jardim Japonês não é um bom exemplo? Então?

Segue minhas sugestões:
* Derrubar mais o Parque do Cocó para construir mais prédios (residenciais ou comerciais).
* Ocupar também a vasta região de Guaramiranga. Tendo ali um lugar de descanso para os moradores trabalhadores que tem suas próprias empresas.
* Substituir as pequenas barracas da Praia do Futuro para dá espaço para empreendimentos como "Coco Beach".
* Remover os moradores das favelas que estragam a paisagem de nossa cidade para no local construção de jardins, ou até mesmo espaço como o Salinas.
* Mais túneis como os que foram construído no Centro de Eventos e mais viadutos para desafogar o trânsito.
* Menos ônibus, afinal são estes transportes que causam grandes transtornos. Façamos que os pobres e pessoas que não possuem carros, tenham uma bicicleta.
* Mais resorts e parques aquáticos em nosso estado.
* Transformar todas as escolas de ensino médio em escolas técnicas, assim aumentando a quantidade de jovens para trabalhar em nossas industrias. Se possível extinguir a UECE, para que assim o dinheiro investido lá seja transferido para as escolas profissionalizantes. Afinal a UFC se tornará a faculdade dos filhos de nossa elite. Para assim continuarmos o projeto de progresso.
* Remover toda a comunidade do Vila União para a ampliação do Aeroporto Pinto Martins.
* Construir os hospitais públicos nas fronteiras com Caucaia e Maracanaú e assim termos mais espaços para hospitais que atendam as necessidades da classe empresarial.
* E por fim, manter nosso domínio e política em nossa linda e MA-RA-VI-LHO-SA capital.

Atenciosamente e ironicamente, 
Ítalo Colares



Nenhum comentário: