Desde que comecei a enveredar pelos caminhos da arte de escrever (onde sou um eterno aprendiz), eu sempre escrevi no fim do ano, homenageando pessoas e congratulando os feitos que a vida nos levou a realizar.
Porém, desde o fim do ano de 2011 onde aconteceu algo muito marcante para minha vida eu não via razões para escrever no ano posterior. Mas após superar essa dor, e olhar para o ano de 2013 eu consigo apenas resumi-lo em uma palavra: DESAFIO.
Costumo dizer que sou movido a desafio. Desde a minha infância e entrando na adolescência sempre quando alguém desafiava-me, eu sentia uma força que sempre levava a fazer aquilo na qual era posto a dúvida se eu ia conseguir ou não. Creio que tenha sido por algum trauma na infância, ou acho que por autoafirmação, já que fui criado com outros dois irmãos mais velhos que na qual sempre foram excelentes naquilo que eles se propunham a realizar.
Então crescemos, e os desafios são constantes em nossas vidas. Desafio de ser cauteloso, de ser paciente, de ter solidariedade, de vencer sem machucar ou passar por cima de ninguém.
Um desafio constante quem me lançou foi o meu pai, que já doente, mal podendo falar, disse que o melhor presente que um homem pode ter são seus amigos, pois estes não o abandonam. Desde desse dia vivo uma síndrome de Pequeno Príncipe, ao querer conquistar amigos em quaisquer lugares que eu venha passar. Alguns respondem de forma negativa essa amizade, e acabam entendendo errado as nossas intenções, achando que queremos algo deles. Outros nem se importam, ou por ter amigos o suficiente, ou por serem sozinhos e acreditarem na falácia idiota de que não existem amigos. Mas alguns respondem positivamente e assim nos transformamos em amigos. Esses sim, eles me desafiam constantemente a praticar o amor, o perdão, a cumplicidade, a amizade, a esperança, a união, o companheirismo, a fé, a dedicação ao outro, a entender que o outro também é um eu, e em uma relação o eu sempre prevalece. Para esses amigos eu quero que continuem me desafiando. Esta mensagem especialmente para vocês: Sol e Anderson , João Euller e Elayne, Marcelo e Evanyr, Marília e Glauco (meus mestres), Ronaldo e Fátima (mais que pastores, são pais), Wendell Cavalcante, Nino e Rennê, Neurivany, Matheus Pedroso.
O ano de 2013 com toda certeza foi um ano de desafio para a minha profissão. Me senti desafiado constantemente a fazer sempre uma aula melhor pós outra, mesmo falando o mesmo conteúdo umas 5 até seis vezes no mesmo dia para turmas diferentes, o desafio era de fazer cada aula um momento diferente. Consegui êxito em algumas delas, e outras não. Me sinto desafiado no ano de 2014 a fazer sempre o melhor, a buscar novas formas de fazer compreender as histórias e filosofias da vida real. E mostrar que tudo que aconteceu tem ligação com nosso viver e nosso dia-a-dia. Os desafios mais constantes vieram de alguns alunos que me motivavam sempre a continuar, principalmente no ano em que pensei em desistir dessa profissão que sempre sonhei em acontecer, que é a de ser um professor, melhor, ser um educador. obrigado pelos desafios em 2013, e aí vai para turmas especiais como: A galera do Efivest; as turmas de ensino médio desse ano... Ao oitavo ano do Colégio Bárbara de Alencar e ao sétimo ano do Colégio Lima Silva.
Para minha família que me desafiou a amar sem impor condição. A ver o mundo com outros olhos, com bondade no olhar, com graça e com vida. Agradeço em especial a duas pessoas que me ensinaram o significado de duas palavras: AMOR e FAMÍLIA. Ely Gomes e Wládia Colares, este minha irmã linda que sempre me desafiou a ser melhor a cada dia. E que nesse ano me desafiou a voltar a acreditar em um sonho antigo, cursar direito. Sempre fora minhas inspiração minha irmã e depois de tua luta me desafiaste a seguir acreditando, e veremos como acontecerá.
O desafio de viver uma vida feliz e longa, sempre viera de uma pessoa especial. Minha Mãe. A ela eu me sinto desafiado a ser sempre uma pessoa melhor para que sempre eu possa dá orgulho a ela e ao meu querido pai, não sei se conseguirei, mas continuarei tentando arrancar de vocês um sorriso de orgulho desse filho de vocês.
Os meus colegas-amigos de faculdade que me desafiaram a continuar acreditando na minha vocação e seguir com meu curso, sempre motivando e fazendo com que eu vencesse dia pós dia e chegando aos finalmente do curso de filosofia. Eles me desafiam a ser sábio (Um dia eu chego aos pés de vocês). Obrigado meus mestres, carregarei vocês no coração e nas ideias: Alice Araújo, Douglas de Paula, Francisca Arruda (amiga e conselheira), Bergson Melo, Jorgilene Vieira, André Costa, Bruno Costa, Eduardo e Liza, Wagner Dutra.
Meus colegas de profissão me desafiaram constantemente a ser melhor na minha área. A pensar mais, a produzir mais. E a estes eu agradeço profundamente pelos papos, conselhos, ideias e principalmente da amizade e companheirismo de vocês, espero contar com vocês nos próximos desafios: Vinícius Oliveira (um grande mentor no ano de 2013), Renato Pessoa (meu escritor amigo); Júnior Wanderley (cada conversa é um aprendizado), Lucieudo Rios (um cara que sempre acreditou em mim), Valmir Teixeira (um amigo que sempre viu a minha capacidade), Mariano Júnior (por acreditar que sou capaz e me desafiar a ser melhor sempre), Daniel Mesquita (sigo as dicas desse cara sem pestanejar), Raimundo Soares (um irmão que ganhei), Thatianny Lopes (altas ideias); Emmanuel Lessa (outro irmão que a vida me presenteou).
Em especial a Sandra Soares, uma amiga-irmã que me desafiou a ser mais humano e digno de ser chamado de educador. Muito obrigado por me permitir sonhar. E creio que nossos voos serão altos. E cada vez mais seguiremos firmes no propósito de fazer acontecer.
O melhor sempre deixamos pro final não é mesmo? Então... Essa pessoa me desafia a ser melhor em todas as áreas. Me desafia a dormir melhor, a se alimentar melhor, a cuidar melhor da saúde, me desafia constantemente a ser mais humano sem esquecer de olhar para o Criador e Autor de nossa história. A minha Esposa linda Karen Grace, minha Bella-Flor que veio pra enfeitar o meu viver. Obrigado meu amor, por me desafiar a ser sempre melhor do que eu poderia ser. Me perdoe, por não alcançar muitas vezes a excelência e ficar apenas no ótimo. Mas um dia eu chego lá... E serei o excelente marido que você merece.
E que em 2014 venham mais desafios, principalmente daquele me deu este espírito desafiador. Deus, eis me aqui, pode mandar que eu sei que se tu manda é por que dá pra vencer este desafio, e como diz um do meus maiores motivadores a seguir em frente: Não será a vitória que me diz que sou vencedor, mas a forma como lutei este luta. Valeu Ricardo Gondim, que você e o Mestre possa continuar a me desafiar....
Ítalo Colares
Naquele que nos desafia constantemente,
Soli Deo Gloriae.

Um comentário:
Resumo em uma só palavra: PERFEITO. E isso só se dá pelo uso carregado de sincero sentimento. Amo vc!!!
Postar um comentário