Hoje é o grande dia. A festa de formatura. Depois de passar o ano todo estudando, dedicando-se cada minuto para um concurso, um vestibular, uma vaga em alguma universidade. Hoje será o dia que festejaremos o fim de um ciclo em nossas vidas. Os amigos estarão lá, os familiares, aqueles professores que até um tempo atrás não gostávamos e hoje percebemos o que vamos fazer sem seus conselhos, discursos, exemplos, conhecimento... É sabemos que o mundo é pequeno, que um dia nos encontraremos, mas mesmo assim a saudade já é bate no peito.
Acordar cedo, carregar livros e livros... Estudar sobre um tal de cosseno, depois ver as razões das enchentes nas grandes cidades, analisar o por que da Grande Guerra, entender as ligações carbônicas, e ainda verificar a pressão de um gás em um recipiente e ainda ter que aprender a diferença entre ética e moral... Acabar a aula, alguns vão em casa, engolem o almoço e voltam, outros ficam direto e comem qualquer coisa na cantina da escola... A tarde mais aula, dá aquele sono, naquela aula, mas temos que ficar acordado, isso vai cair no vestibular. Os aniversários, as viagens, as amizades, os rolos, os casos, os namoros, os fim de namoro e começo de outro amor...
Chega a hora. Estamos todos aqui? Não! Falta o José. Ah, tá, lá vem ele, atrasado como sempre. E a Maria, sempre tão linda, elegante, sabia que ela ia ser a mais linda da festa. Ei, cara, acorda o João aí, até aqui ele tá dormindo, manda ele prestar atenção no que o diretor está falando. Mãe, tira uma foto minha com a galera, junta aí "negada"....
Foi muito bom. A festa, as piadas, as lembranças, as implicações com os "nerds" que com certeza passaram em alguma universidade... Vou sentir falta deles. Bom ter amigos, bom o tempo em que passamos juntos. Bom.... Mas e amanhã?!
Droga, o que vou fazer amanhã? Não tem mais aula pra ir, nem escola, bem na verdade não terá mais escola. Agora o máximo que terei é faculdade, mas aí é outro nível, como disse aquele professor. O que fazer sem olhar para aquela turma que durante tanto tempo foram minhas companhias pela manhã e tarde??
O que fazer sem as implicações com as meninas? E os cara, meu? Como vai ficar nossa amizade? Será que ainda nos veremos? Não sei? Acho que sim, afinal moramos perto uns dos outros... Mas vamos ver... Logo, logo sai o resultado do vestibular e aí, veremos quem passou ou não... Será que dará certo? (#tenso.)
E se não der certo o que vou fazer? Trabalhar? Em quê? Onde? Como?... Nossa, nunca pensei que depois de terminar os estudos eu tivesse que pensar tanto... Será que é isso que aquele professor quis dizer quando falou que nossa caminhada estava apenas começando. Vou dormir.
(...)
Caramba, esse semestre está de matar um, dois fichamentos, três resenhas, quatro seminários e seis provas pra estudar e entregar na semana que vem... Esses professores acham que a gente não tem vida! Professores, agora estou com saudades dos meus professores do médio... Mesmo aquele chatão, é melhor do que os daqui... Olha a Ana... Ela não me viu... Que massa ela passou também... Vixi, tô atrasado, tenho que correr pois vou chegar atrasado na aula de prática I.
(...)
Caramba, lá vamos nós pra mais um dia no trampo... Pai, ô pai, me dá uma carona, até a parada... Valeu... Vamos apressar... Bom dia, chefe... Sim, o relatório? Irei mandar agora mesmo... Caramba, dá seis da noite mas não dá meio dia... Hoje a noite vou passar na casa do zuêra, faz tempo que não falo com aquele doido.
(...)
(...)
(...)
(...)
(...)
Pai, ô pai... quem é esse pessoal aqui dessa foto????? Quem filha? Ah esses, esses foram os melhores amigos que tive na vida... E onde eles estão... Por aí, de vez em quando eu vejo um deles e nos falamos e conversamos como velhos e bons amigos....



Nenhum comentário:
Postar um comentário