Eu sou uma metamorfose ambulante...

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Nordestino que ama a terra onde pisa e a cidade onde nasceu. Eclético por formação e escolhas. Sempre buscando uma ideologia para viver, não para se apegar como verdade absoluta, apenas para viver... Um ser que valoriza a vida humana em sua plenitude.

domingo, 21 de junho de 2020

Imaginação Sociológica

O sociólogo Charles Wright Mills (1916-1962) designou a relação entre os indivíduos e a os processos históricos de Imagniação Sociológica, isto é, a capacidade que o ser humano perceber como parte de um coletivo, a sociedade. Isso direciona um maior entendimento soubre a individualidade e sua construção social. 

"O primeiro fruto dessa imaginação sociológica (...) é a ideia de que o indivíduo só pode comrpeender sua própria experiência e avaliar seu próprio destino localizando-o dentro de seu período; só pode conhecer suas possibilidades na vida tornando-se [consciente] das possibilidades de todas as pessoas, nas mesmas circunstâncias que ele, [...]. Sabe-se que todo indivíduo vive, de uma geração até a seguinte, numa determinada sociedade; que vive uma biografia, e que vive dentro de uma sequeência histórica. E pelo fato de viver, contribui, por menos que seja, para o condicionamento dessa sociedade e para o curso de sua história, ao mesmo tempo que é condicionado pela sociedade e pelo seu processo histórico."  
MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. Ed. 6ª. Rio de Janeiro: Zahar, 1982, p. 12.

Nenhum comentário: